Qual a biografia de José de Alencar?
Biografia de José de Alencar José de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista e o principal romancista brasileiro da fase romântica. Entre seus romances destacam-se “Iracema” e “Senhora”.
Como homenagear José de Alencar?
Homenagens a José de Alencar. Fachada do teatro que homenageia José de Alencar, em Fortaleza. [1] Em 1897, quando a Academia Brasileira de Letras foi fundada pelo escritor Machado de Assis, José de Alencar já havia falecido. Para homenageá-lo, o autor de Dom Casmurro escolheu-o como patrono da cadeira 23, ou seja, seu primeiro ocupante,
Quem foi o pai de José de Alencar?
Homem de influência, o pai de José de Alencar era correligionário do padre Diogo Feijó e participou ativamente do movimento de emancipação de D. Pedro II. José de Alencar foi o maior autor de romances românticos do Brasil.
Quando morreu José de Alencar no Rio de Janeiro?
José de Alencar morreu aos 48 anos no Rio de Janeiro vítima da tuberculose. José de Alencar faleceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1877. Como romancista, José de Alencar escreveu uma variedade de obras em diferentes gêneros.