Que tipo de cirurgia é apendicectomia?
A apendicectomia é uma cirurgia (operação) que visa a remoção do apêndice (pequeno órgão que se situa na extremidade do cólon ou intestino grosso).
Quais são os 3 tipos de incisão cirúrgica utilizadas para apendicectomia?
Mas de modo geral, existe a cirurgia aberta ou laparotômica, que ocorre por incisão mediana ou transversal lateral direita. A cirurgia laparoscópica geralmente é pouco invasiva e consiste em três incisões menores que 1cm no abdômen do paciente.
Como é feita a cirurgia de apendicite?
A cirurgia para apendicite costuma ser feita com anestesia geral e dura entre 30 a 60 minutos, podendo ser feita de 2 formas: Cirurgia para apendicite por laparoscopia: o apêndice é removido através de 3 pequenos cortes de 1 cm, por meio dos quais são introduzidos uma pequena câmera e os instrumentos cirúrgicos.
É normal sentir dor no local da cirurgia de apendicite?
Após a cirurgia de apendicite é normal sentir alguma dor e fisgada no local da cirurgia pois a região da cicatriz pode ficar sensível.
Qual a posição para a cirurgia de apendicectomia?
A posição adequada seria decúbito lateral esquerdo com uso de travesseiros entre joelhos e na região da cabeça ou em decúbito ventral com travesseiros em baixo de joelhos e sobre a cabeça.
O que é apendicectomia convencional?
A apendicectomia é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de remover o apêndice. É indicada em casos de apendicite, uma inflamação que afeta essa pequena porção do intestino e que requer tratamento médico de urgência.
Quais os tipos de incisões cirúrgicas?
Tipos de Incisões Cirúrgicas Abdominais
- INCISÃO DE KOCHER.
- INCISÃO DE MCBURNEY.
- INCISÃO DE LANZ.
- INCISÃO DE BATTLE.
- INCISÃO DE PHANNESTIEL.
- INCISÃO DE RUTHERFORD MORRISON.
- INCISÃO TRANSVERSA.
- INCISÃO MEDIANA.
Porque a cirurgia de apendicite deve ser feita com urgência?
A cirurgia de apendicite aguda é realizada como um caso de urgência porque essa infecção pode levar o indivíduo a óbito.
Qual é a causa do apêndice?
A apendicite causa dor no lado direito e embaixo do abdômen, assim como febre baixa, vômito, diarreia e enjoos. A apendicite pode ser causada por inúmeros fatores, porém o mais comum é a entrada de uma pequena quantidade de fezes no órgão, levando à infecção do mesmo.
É possível ter apendicite duas vezes?
Apendicite é um processo inflamatório e infeccioso do apêndice, um órgão intestinal localizado na região inferior direita do abdômen. Quando se realiza a cirurgia de apendicite, o apêndice é retirado e, por isso, não é possível haver outro episódio de apendicite.
Quais são os riscos da apendicectomia?
Riscos e complicações na apendicectomia Os riscos da apendicectomia são bastante reduzidos. Apesar de possíveis, as complicações são pouco frequentes, consistindo geralmente em infeções na zona da incisão, formação de abcessos, hemorragia e hematoma.
Como funciona o pós operatório da apendicectomia?
O pós operatório da apendicectomia é geralmente simples, no entanto, depende do método cirúrgico utilizado, sendo mais facilitado no procedimento laparoscópico. As apendicectomias laparoscópicas tendem a ter uma recuperação mais rápida do que apendicectomias abertas, onde o tempo necessário para regressar às atividades normais é mais prolongado.
Qual a contraindicação de apendicectomia laparoscópica?
A indicação de apendicectomia laparoscópica está relacionada às condições médicas do paciente. Instabilidade hemodinâmica, peritonite, distensão abdominal, obesidade extrema, doença respiratória, gravidez e cirurgias abdominais prévias são contra-indicações para seu uso.
Quais os sintomas da apendicite?
A apendicite apresenta sintomas que orientam seu diagnóstico, como dor abdominal, inapetência, náuseas, vômitos e, às vezes, febre. A dor classicamente começa no abdome superior, e então irradia-se e localiza-se na fossa ilíaca direita. Dependendo do tempo de evolução, o apêndice pode perfurar e produzir peritonite.