Por que o amido e o glicogenio?

Por que o amido e o glicogênio?

Tanto o amido quanto o glicogênio são polímeros formados por moléculas de açúcar chamadas glicose. Cada molécula independente tem a fórmula C6H12O e, juntando essas subunidades de uma certa maneira, formam-se as longas cadeias que geram o glicogênio e o amido. Existem dois tipos de amido: amilose e amilopectina.

Qual a ligação entre celulose e glicogênio?

Semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, a celulose também é um polímero de glicose, mas formada porligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano.

Como o amido contém resíduos de glicose?

O amido contém resíduos de glicose como ligações α (1-4) glicosídica em amilose, enquanto nas ligações amilopectina α (1-6) glicosídica em pontos de ramificação, caso contrário, ligações α (1-4). O glicogênio também contém ligações glicosídicas α (1-4) e α (1-6) (em pontos de ramificação) entre seus monômeros.

Como a celulose é diferente da glicose?

Ambos são muito diferentes da celulose nesse quesito. Como eles, a celulose é um polímero da glicose, mas, diferentemente do amido e do glicogênio, ela contém apenas moléculas beta de glicose. Consequentemente, cada uma delas está “virada” no que diz respeito à sua vizinha, criando uma cadeia longa e altamente rígida.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top