Qual o papel da odontologia na antropologia forense?

Qual o papel da odontologia na antropologia forense?

A identificação pericial possui junção de inúmeras áreas profissionais, dentre elas, a área da odontologia legal. Dessa forma, o cirurgião-dentista por meio da especialidade de antropologia forense possui capacidade de atuar como perito e permitir maior precisão nos laudos dos cadáveres em questão.

Como a odontologia forense contribui na identificação humana?

Possui diversas aplicações e auxilia a Justiça na constatação e caracterização de lesões corporais e na identificação de pessoas, vivas ou mortas, em casos correlacionados com fatos supostamente delituosos.

Quais são os conceitos fundamentais de odontologia legal?

Odontologia Legal é a especialidade que tem como objetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis.

Qual a relação entre Odontologia Legal e Antropologia?

A participação da odontologia legal nos processos de identificação humana post-mortem está presente desde os procedimentos iniciais (identificação geral): estimativas de sexo e idade, nas determinações de grupo étnico, cor da pele e outras características, como estatura, no diagnóstico de manchas ou líquidos …

Qual a importância dos dentes para a identificação odontolegal?

Em casos de guerra, acidentes de grande magnitude e desastres naturais, a identificação dentária torna-se necessária devido a grande decomposição dos corpos. Em alguns casos, os dentes servem, também, para analisar a causa e o modo da morte.

O que faz um odonto legista?

O que faz um ODONTOLEGISTA? Já vimos que o odontolegista geralmente trabalha na identificação humana em situações de: perícia em foro criminal, tanatologia forense, laudos e pareceres, traumatologia odonto legal, balística forense, entre outras atividades.

São meios de identificação humana pela Odontologia Legal?

Contudo, os meios de identificação odontolegal citados na literatura são: arcada dentária, grupo racial, anatomia do crânio, dna, rugoscopia palatina, determinação do sexo pelas características cranianas, estimativa da idade pelos dentes, determinação da idade pelo ângulo mandibular, estimativa da altura usando os …

Como se realiza o processo odontológico de identificação?

Os principais métodos utilizados para a identificação humana post-mortem, é papiloscopia, o exame de DNA e a Odontologia Legal. A análise odontológica se destaca por ser rápida, precisa e de baixo custo e as arcadas dentárias possuírem características capazes de individualizar uma pessoa.

O que é um odontolegista?

O trabalho de um odontolegista em um IML compreende, dentre outros: perícia no vivo, como lesões corporais, determinação de idade; perícia no morto, necroscópica e identificações; e perícias em instrumentos e próteses14.

Quanto ganha um odontologista legal?

De acordo com dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial é de R$ 4.184,24 para quem escolhe seguir carreira na área. Vale destacar que o valor é referente a uma jornada de trabalho de 34 horas semanais.

Qual a importância legal da identificação?

É um dever do Estado e direito de todo cidadão ser identificado. Com isso, os princípios éticos e morais que norteiam a sociedade levam a que todos os esforços disponíveis sejam utilizados para localizar e identificar o maior número possível de pessoas envolvidas em uma tragédia (ARAÚJO, et al. 2013).

Como ser um dentista legista?

O dentista precisa procurar cursos de especialização em Odontologia Legal e também estudar a literatura nacional e internacional. Nesse sentido, estudar Medicina Legal faz parte do processo. Isso dá uma base importante para as perícias médico-legais e também para a genética forense.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top