O que é raspagem com ultrassom?
A técnica de raspagem consiste em remover de forma manual o tártaro, utilizando uma cureta. Já no ultrassom, é usado um aparelho que transmite ondas de alta frequência que, em contato com as placas, fazem com que elas se quebrem.
Qual a diferença entre raspagem Subgengival e Supragengival?
Raspagem supragengival: neste procedimento, é feita a retirada do tártaro mais visível do dente. Raspagem subgengival: neste tipo de raspagem, é retirado o tártaro que está abaixo da linha da gengiva. A remoção é feita com o uso de cureta, sem lesionar a gengiva.
Quais são as indicações para a utilização do ultrassom em Periodontia?
Ambos os tratamentos, o ultrassom e a raspagem, são indicados para pacientes que apresentam o acúmulo de tártaro e sinais de gengivite, como sangramentos e inchaço dos tecidos moles.
O que é profilaxia com ultrassom?
É sempre a primeira etapa da profilaxia. Uma vez que não é possível remover tártaro apenas com escova e fio dental, o profissional usará um aparelho chamado ultrassom ou instrumentais curetas para fazer a raspagem e remoção destes tártaros. Quando necessária, é feito logo após a tartarectomia.
Para que serve o ultrassom no dentista?
O ultrassom surge como uma alternativa para solucionar os problemas que afetam diretamente a polpa dentária, e, mais especificamente, os canais radiculares.
Como é feita a raspagem nos dentes?
O procedimento se inicia com um exame da boca do paciente. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que tem a função de remover a placa bacteriana, este aparelho remove tanto o tártaro quanto a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e também aquele localizado logo abaixo da linha da gengiva.
Qual é a finalidade da raspagem Supragengival?
“Tem como objetivo a remoção dos tártaros ou cálculos aderidos à superfície dentária, além da descontaminação da superfície radicular, removendo toxinas prejudiciais ao periodonto”. Este tratamento é chamado de supragengival.
Qual cureta usar para raspagem Subgengival?
As curetas Gracey possuem apenas 1 superfície de corte. Portanto, podem ser utilizadas para raspagem SUPRAGENGIVAL e SUBGENGIVAL.
Quais são as indicações da ultrassonografia na odontologia?
A ultrassonografia é uma ferramenta de diagnóstico inócua, não invasiva, de fácil acesso e baixo custo utilizada amplamente na área médica, indicada, em especial, no exame dos tecidos moles. Apesar disto, não costuma ser solicitada pelos cirurgiões dentistas, durante a investigação diagnóstica de lesões intraorais.
Para que serve o ultrassom odontológico?
O Ultrassom Odontológico é um equipamento indicado para profilaxia odontológica. O ultrassom odontológico também pode acompanhar o jato de bicarbonato, que é geralmente utilizado para a remoção de tártaro.
O que é feito na profilaxia?
Na odontologia, a profilaxia consiste na limpeza e conservação dos dentes. “A profilaxia é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza, fio dental e flúor”, explica o profissional. Dessa maneira, o processo acaba sendo considerado como uma escovação supervisionada.
Quando recomendar a profilaxia Antibiotica?
De uma forma geral a profilaxia com antibióticos é recomendada nos casos em que o risco de infecção é muito grande durante uma procedimento cirúrgico. É uma condição que pode variar conforme às peculiaridades da própria intervenção ou mesmo às características particulares do paciente.