O que incide sobre o abono pecuniário?
Nota: sobre o abono pecuniário e seu respectivo adicional constitucional (1/3) não incide INSS. Haverá incidência normal do FGTS sobre a remuneração do gozo das férias e do seu respectivo adicional constitucional. Nota: sobre o abono pecuniário e seu respectivo adicional constitucional (1/3) não incide IRF.
O que incide IRRF nas férias?
Retenção do imposto de renda O Imposto de Renda incidente sobre as férias deve ser calculado e descontado por ocasião do pagamento desses rendimentos, com base na tabela progressiva vigente na data do pagamento, sendo irrelevante o período de gozo das férias.
Quando se recebe o abono pecuniário?
O valor do abono pecuniário é equivalente a 1/3 das férias do empregado. O pagamento do abono é feito junto à remuneração das férias, até 2 dias antes do início do descanso do trabalhador. Mas ele não integra a remuneração do funcionário para os efeitos da legislação trabalhista, como o recolhimento de INSS e FGTS.
Pode descontar Imposto de Renda sobre férias?
Além de ser descontado do 13º salário, o valor do imposto de renda também é deduzido das férias dos colaboradores, caso o valor da remuneração de férias seja superior ao valor isento. Por isso, para calcular o IRRF sobre férias, é necessário tomar como base o total pago e deduzir os descontos permitidos.
Como calcular o abono pecuniário?
O valor do abono pecuniário é calculado sobre o valor do salário bruto do empregado com base na quantidade de dias que se tem direito às férias. Se o período de férias é de 30 dias, o abono será calculado sobre os 10 dias do abono pecuniário. Neste caso, basta dividir o salário bruto por 3.
O que é o abono constitucional?
É um valor prevista no art. 7º, inciso XVII da Constituição Federal, a ser concedido ao empregado sobre o valor das férias. Ainda não se pacificou sobre a natureza do terço constitucional, se abono, gratificação ou adicional.
O que incide IRRF?
A base de cálculo é a remuneração simples, ou seja, sobre o valor relativo à dobra não incide o FGTS. (3) Na base de cálculo do IRRF computa-se o total pago, efetuando-se as deduções cabíveis (dependentes, contribuição ao INSS e pensão alimentícia).
O que pode ser descontado nas férias?
Descontos e vencimentos de férias No pagamento, são descontados o Imposto de Renda e a contribuição ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). As férias devem ser pagas em dobro se o empregador não cumprir o prazo para a concessão das férias do funcionário. Ou seja, se ultrapassar o segundo período aquisitivo.
Como é calculado o abono pecuniário de férias?
Quando se vende as férias o que se recebe?
20 dias das férias que você vai tirar; abono referente aos 10 dias que serão vendidos; 1/3 do valor total do seu salário; mais os 10 dias que você trabalhou.
Porque desconta Imposto de Renda do salário?
Conforme a cobrança do IRRF, feita a partir do desconto mensal do salário do trabalhador, a declaração do imposto serve apenas como uma fonte de informação da Receita Federal, que terá acesso aos valores já arrecadados e verificará se o cidadão deverá pagar mais impostos ou ser restituído.
O que acontece com o Imposto retido na fonte?
O chamado Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Essa retenção de valores acontece nos casos de pagamentos de trabalho assalariado e não assalariado, de serviços entre pessoas jurídicas, de rendimentos de aluguéis e royalties e de rendimentos originados por investimentos.
Por que o abono pecuniário não incide no IRPF?
Na base de cálculo deve ser incluído o valor das férias acrescido de seu respectivo 1/3 adicional constitucional previstos no inciso XVII do art. 7º da Constituição Federal. Nota: sobre o abono pecuniário e seu respectivo adicional constitucional (1/3) não incide IRF. Desta forma, para fins de incidência do IR Fonte,
Como calcular o IRF sobre as férias dos empregados?
O cálculo do IRF incidente sobre as férias dos empregados deve ser efetuado separadamente dos demais rendimentos pagos no mês, utilizando-se a tabela progressivavigente na data do pagamento.
Por que as férias estão sujeitas ao imposto de renda?
As férias, por serem rendimentos do trabalho assalariado, estão sujeitas a retenção do imposto de renda pela fonte pagadora. O artigo 29 da Instrução Normativa RFB n° 1.500/2014 disciplina a tributação das férias, e a dispensa da retenção do imposto de renda, pelo artigo 62.
Como é a tributação das férias?
Tributação das Férias. As férias são recebidas junto com o adicional de 1/3 (um terço), previsto na Constituição. Assim, ela será tributada no mês de seu pagamento e separado de qualquer outro rendimento pago no mês. Com isso, as férias são tributadas sozinhas, como se só recebesse ela naquele mês.