Como evolui a otite serosa?
A otite serosa pode evoluir para outras formas de otite crónica com repercussão na audição e no estado geral do doente. Pode haver necessidade de cirurgias mais complexas, muitas vezes sem garantias de recuperação total das características normais do ouvido.
Quais são as complicações da otite média aguda?
As outras complicações da otite média aguda, atendendo às suas relações anatómicas, sempre graves e de resolução complexa, podem ser classificadas em: Tromboflebite do seio sigmóide. A evolução para otite média crónica pode ocorrer nos casos arrastados e não vigiados de otites médias com derrame, podendo resultar em:
Qual a classificação para a otite média?
Entre as várias classificações possíveis para a otite média, a mais frequentemente utilizada pelos clínicos, devido à sua simplicidade, é a de miringite (inflamação da membrana do tímpano sem envolvimento do ouvido médio), otite média aguda, otite média com derrame e otite crónica.
Qual a duração da otite crónica?
A otite crónica é uma perturbação inflamatória ou infeciosa cuja duração se arrasta no tempo, tipicamente quando os sintomas se estendem por mais de 12 semanas. O termo otite utilizado isoladamente refere-se, por regra, à otite média aguda, devido à sua elevada incidência, fundamentalmente na infância.