O que a lenda da Vitoria-regia tenta explicar?

O que a lenda da Vitória-régia tenta explicar?

Ela explica a origem da planta aquática que é símbolo da Amazônia. Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar beijar o reflexo da lua. Para os índios, a lua era Jaci, por quem a índia estava apaixonada.

Qual é a história da Vitória Régia?

A Lenda da vitória-régia é de origem brasileira e surgiu do povo indígena tupi-guarani. A história é baseada na explicação da existência da planta vitória-régia. A vitória-régia: é uma planta aquática e flutuante da família das Nymphaeaceae, típica da Amazônia.

Quem é o personagem principal da lenda da Vitória-régia?

Naiá
Conta a lenda que uma índia chamada Naiá, ao contemplar a lua (Jaci) que brilhava no céu, apaixona-se por ela. Segundo contavam os indígenas, Jaci descia à terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu. Naiá ao ouvir essa lenda, sempre sonhava em um dia virar estrela ao lado de Jaci.

Quais são os personagens da lenda Vitória Régia?

Quem são os personagens principais dessa lenda? Os personagens são Naiá e a Lua .

Onde e quando se passa a história da Vitória Régia?

A vitória-régia é uma planta aquática, típica da Amazônia, e foi nessa região que nasceu a lenda.. A cultura do Norte é representada por essa história de perseverança da índia guerreira Naiá, nascida e criada em uma aldeia tupi-guarani. De rara beleza, Naiá encantava a todos por onde passava.

Quem é Naia?

Partindo dessa conexão entre a Vitória-Régia e a noite – representada pelas estrelas e o luar –, temos a lenda indígena de Naiá. De origem tupi-guarani, a lenda descreve Naiá como a mais bela de sua tribo. Uma jovem encantadora que de tanto contemplar o céu apaixonou-se por Jaci, que era a própria lua.

Como que faz a lenda?

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.

Qual é o nome dos personagens da Turma do folclore?

São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate. A utilização de elementos do folclore em obras literárias ajudou na popularização dos personagens.

Qual o poder da Iara?

ELA TEM O PODER DE CEGAR QUEM A ADMIRA E LEVAR OS HOMENS ATRAÍDOS POR ELA PARA O FUNDO DO RIO. SEGUNDO A LENDA, IARA ERA UMA ÍNDIA GUERREIRA, TRABALHADORA E CORAJOSA. RECEBIA MUITOS ELOGIOS DO SEU PAI QUE ERA PAJÉ, E CONSEQUENTEMENTE DESPERTAVA A INVEJA DE ALGUNS DA TRIBO, ESPECIALMENTE DE SEUS IRMÃOS HOMENS.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top