Como se trata a escoliose lombar?
A escoliose lombar é uma curvatura lateral da coluna vertebral e tem sintomas característicos. As formas de tratamento envolvem exercício e cirurgia. A escoliose lombar consiste no desvio da coluna vertebral, na zona lombar (fundo das costas), podendo a mesma estar curvada para a esquerda ou para a direita.
Como corrigir a escoliose?
Basicamente, para corrigir o problema da escoliose, precisamos equilibrar a forma como as forças musculares e articulares, agem sobre a coluna. De forma simples e direta, precisamos tornar os músculos que agem sobre a coluna, mais fortes e mais móveis.
Como ocorre a escoliose lombar idiopática?
As escolioses lombares são de um modo geral idiopáticas, pois ocorrem sem que se saiba o motivo. A escoliose lombar idiopática é diagnosticada frequentemente na infância e também é conhecida por escoliose idiopática adolescente. A escoliose lombar é considerada uma curvatura patológica com grande importância clínica.
Quando é possível fazer a cirurgia de escoliose?
A cirurgia é indicada quando há mais de 30 graus de escoliose em jovens e 50 graus em adultos, e consiste em colocar alguns parafusos ortopédicos para posicionar a coluna da forma mais ereta possível, mas na maioria das vezes ainda assim não é possível deixar a coluna completamente centralizada, mas é possível melhorar muitas deformidades.