O que é a metodologia TPM?
TPM é uma metodologia voltada à manutenção da produtividade, ou seja, focada em elevar a produtividade da empresa por meio de oito pilares. Um dos pilares mais importantes é a Melhoria Focalizada, responsável por elevar a disponibilidade, performance e qualidade do processo e postos de trabalho.
O que é TPM no Sistema Lean?
A Manutenção Produtiva Total (TPM) tem sido uma ferramenta muito importante para os setores de manufatura intensivos em equipamentos. É um fator fundamental para o aumento da disponibilidade das máquinas, e um passo vital para conectar as máquinas visando criar um fluxo melhor.
Quais são os oitos pilares do TPM?
Quais são os 8 pilares da TPM?
- Foco nas melhorias. O primeiro grande pilar da TPM é ter uma prioridade clara: melhorar, melhorar e melhorar continuamente.
- Autonomia.
- Gestão de qualidade.
- Manutenção planejada.
- Gestão de equipamentos novos.
- Formação contínua.
- Higiene e segurança no trabalho.
- TPM ao nível administrativo.
O que é TPM na gestão da qualidade?
A manutenção produtiva total, também conhecida como total productive maintenance (TPM), trata-se de uma ferramenta utilizada na indústria, com o objetivo de otimizar a eficiência dos processos.
Quais são os principais objetivos da TPM?
O programa de manutenção produtiva total (TPM – Total Productive Maintenance) é um método focado na disponibilidade e produtividade do ativo, com o objetivo de atingir a máxima eficiência dos sistemas de produção – e ao mesmo tempo ampliar o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, proporcionando uma gestão de ativos …
Qual é a ideia principal da metodologia TPM aplicada aos processos de manutenção?
O TPM cria o fio condutor que orienta todo o processo de produção para evitar falhas, defeitos, perdas e acidentes. Se antes a manutenção só existia quando havia um defeito no equipamento, hoje as empresas trabalham para evitar que um problema aconteça, em primeiro lugar.
Qual é a relação existente entre a TPM e o Lean?
O TPM – Manutenção Produtiva Total – faz parte da filosofia enxuta da Lean, sendo uma das ferramentas de implementação. Basicamente, é manter a produção sem interrupções, sem paradas ou lentidão, defeitos ou acidentes.
O que é TPM manufatura?
Total Productive Maintenance (TPM) (em português, Manutenção Produtiva Total) é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos.
Quantos pilares tem a TPM?
A manutenção produtiva total (TPM) é uma metodologia ou ‘ferramenta’ que possui 8 pilares e é baseada na ideia de que todos os funcionários devem participar da busca por um processo produtivo com máxima eficiência, e não apenas uma equipe especializada em manutenção.
Quais as ocorrências que contribuem para o aparecimento da TPM?
Alguns fatores contribuíram para o surgimento da TPM como: avanço na automação industrial, busca em termos de melhoria da qualidade, aumento da concorrência empresarial, dificuldades de recrutamento de mão-de-obra para trabalhos considerados sujos, pesados ou perigosos, entre muitos outros.