Por que os mouros se rebelaram contra o acordo?
Os mouros protestaram contra essa violação do acordo e, em 1499, eles se rebelaram. As tropas do governo puseram fim à rebelião. A partir disso, numa região após outra, os muçulmanos foram obrigados a se converter ou a deixar o país. Os espanhóis chamaram de “mouriscos” os muçulmanos que foram convertidos e que permaneceram na Espanha.
Qual a origem dos mouros na Espanha?
Por séculos, os mouros na Espanha — conhecidos como mudéjares — eram uma minoria muçulmana que vivia em relativa paz nas regiões sob o domínio da Igreja Católica. Por um tempo, em certos lugares, eles tiveram o direito legal de ter suas próprias leis e costumes e de praticar sua religião.
Será que os muçulmanos serão expulsos de Portugal?
Os historiadores pensam que, ao contrário dos mouros de Loulé, a maioria dos muçulmanos expulsos de Portugal se terá refugiado no Norte de África e assimilado às populações locais. Para Michael Rothwell, representante da comunidade judaica do Porto, é este facto que justifica o diferente tratamento de descendentes de judeus e muçulmanos expulsos.
Será que os muçulmanos vão voltar para Portugal?
“Não podendo lá viver”, lê-se, optaram por converter-se ao cristianismo e voltar para Portugal. Os historiadores pensam que, ao contrário dos mouros de Loulé, a maioria dos muçulmanos expulsos de Portugal se terá refugiado no Norte de África e assimilado às populações locais.