O que significa pneumonia adquirida na comunidade?
A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é definida como a infecção que se desenvolveu fora do ambiente hospitalar ou que se manifestou em até 48 horas após a internação. É uma condição mais frequente nos primeiros anos de vida e nos idosos com mais de 65 anos de idade.
Quais as principais bactérias causadoras de pneumonias comunitárias?
Os principais agentes causadores da enfermidade são as bactérias Streptococcus pneumoniae (também conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae.
Qual é a fisiopatologia da pneumonia?
A fisiopatologia das pneumonias se resumem basicamente na infecção pulmonar após um agente infeccioso ter vencido as barreiras de defesa do hospedeiro, são elas: a filtração aerodinâmica, mucosa e epitélio da naso e orofaringe, depuração mucociliar, tosse, componentes celulares e funcionais do ambiente alveolar.
Quais são os principais agentes etiológicos da pneumonia adquirida na comunidade PAC na criança?
Destaca-se o Vírus Sincicial Respiratório, como o de maior incidência. Ou- tros responsáveis em ordem de frequência são: Influenza, Parainfluenza, Adenovírus, Rinovírus, além de Metapneumovírus e Bocavírus, esses últimos associados à Síndrome da Angústia Res- piratória (SARS).
Como deve ser feito o tratamento da pneumonia comunitária?
Como deve ser o tratamento O tratamento da pneumonia comunitária é feito de acordo com a orientação do médico e envolve, na maioria dos casos, o uso de antibióticos como Azitromicina, Ceftriaxona ou Levofloxacino.
Qual tratamento para pneumonia adquirida na comunidade?
Tratamento da Pneumonia Adquirida na Comunidade
- Fluoroquinolona respiratória (moxifloxacina oral, 400 mg/dia ou gemifloxacina 320 mg/dia, ou levofloxacina 750 mg diariamente no mínimo por cinco dias);
- β-lactâmico (p.
Quais são os microrganismos mais isolados nas pneumonias comunitárias?
Os mais comuns isolados nos pacientes com pneumonia adquirida na comunidade foram: 2 Streptococcus pneumoniae (5,88%); 1 S. aureus (2,94%); 2 P. aeruginosa (5,88%) e 2 K. pneumoniae (5,88%).
Quais os sintomas de pneumonia comunitária?
A pneumonia adquirida na comunidade é uma infecção pulmonar que se desenvolve em pessoas que não estão em um hospital.
- Muitas bactérias, vírus e fungos podem causar pneumonia.
- O sintoma mais comum de pneumonia é tosse que produz escarro, mas dor torácica, calafrios, febre e falta de ar também são comuns.
Qual é a fisiopatologia da asma?
Fisiopatologia. A principal característica fisiopatológica da asma é a inflamação brônquica, resultante de um amplo e complexo espectro de interações entre células inflamatórias, mediadores e células estruturais das vias aéreas.
O que é a fisiopatologia da tuberculose?
Fisiopatologia. A resposta imune do hospedeiro elimina o agente; O sistema imune do hospedeiro não controla a replicação do bacilo, causando a tuberculose; O sistema imune do hospedeiro consegue conter o bacilo em granuloma, de forma latente.
Quais os principais agentes etiológicos de pneumonia em criança?
Pneumonia afebril do lactente: pode ter como agente etiológico C. trachomatis, U. urealyticum e vírus respiratório sincicial, atinge lactentes entre um e três meses de idade. O estado geral costuma estar preservado; a criança apresenta tosse seca e, ao exame radiológico, observa-se infiltrado intersticial.
O que é PAC na criança?
A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é a principal causa de morte em crianças com menos de cinco anos em países em desenvolvimento como o Brasil.