Quais os sintomas de tumor nas glândulas salivares?
Sinais e Sintomas do Câncer de Glândulas Salivares
- Massa ou nódulo no rosto, pescoço ou boca.
- Dor contínua no rosto, pescoço ou boca.
- Diferença entre o tamanho ou forma de um dos lados do rosto ou pescoço, comparado com o lado contralateral.
- Dormência em parte do rosto.
- Fraqueza nos músculos do rosto.
Quais são os tumores malignos das glândulas salivares?
Os principais tipos de tumores malignos são os carcinomas mucoepidermoides e carcinomas adenoide-císticos. Os carcinomas mucoepidermoides são o tipo mais comum de câncer das glândulas salivares e a maioria ocorre nas parótidas.
O que é tumor nas glândulas salivares?
O câncer nas glândulas salivares é provocado por mutações no DNA das células da boca, que começam a se multiplicar de forma desregulada e leva ao aparecimento do tumor.
Qual o tratamento que deve ser proposto em caso de desordens tumorais das glândulas salivares *?
Para tumores malignos das glândulas salivares, cirurgia, às vezes seguida de radioterapia, é o tratamento de escolha para doença ressecável.
Quais são as doenças das glândulas salivares?
Doenças das Glândulas Salivares
- DOENÇAS INFLAMATORIAS. As sialoadenites em geral afetam as glândulas maiores, e podem ter causa infecciosa (em geral, viral), obstrutiva (por cálculos) ou idiopática.
- DOENÇAS NEOPLÁSICAS. Qualquer uma das glândulas pode vir a ser sede de um tumor, benigno ou maligno.
- DIAGNÓSTICO.
- TRATAMENTO.
Qual exame detecta câncer nas glândulas salivares?
A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização do câncer de glândulas salivares, bem como a presença de metástases. Assim como na tomografia, também pode ser usado um contraste via intravenosa para a obtenção de maiores detalhes do corpo, porém com menos frequência.
Quais são as principais glândulas salivares?
O ser humano apresenta 3 glândulas salivares maiores – Parótida, sublingual e submandibular – e muitas glândulas menores distribuidas por toda a mucosa oral (exceto gengiva e porção anterior do palato duro).
Quando aparecem as glândulas salivares?
As glândulas parótidas começam a se desenvolver entre a quarta e sexta semanas de vida embrionária; as submandibulares, na sexta; as sublinguais e as glândulas salivares menores, entre a oitava e a 12 semanas.
Como tratar glândulas inflamadas?
Opções de tratamento caseiro
- Beber suco de limão ou chupar uma bala sem açúcar: ajudam na produção de saliva, ajudando no descongestionamento das glândulas salivares, diminuindo a inflamação;
- Aplicar uma compressa morna por baixo do queixo: ajuda a diminuir a congestão das glândulas afetadas.
Quais são as glândulas salivares e suas funções?
As glândulas salivares secretam a saliva, que atua na digestão e protege as mucosas. As três principais glândulas salivares são: parótidas, submandibulares e sublinguais. As glândulas salivares são glândulas exócrinas, consideradas como anexos do sistema digestório, que lançam o seu produto na cavidade bucal.
Como tratar Sialoadenite?
O tratamento da sialoadenite é realizado conforme o fator desencadeante da inflamação. Medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos costumam ser utilizados para controlar os sintomas e reduzir o edema. Em casos de infecção bacteriana, o uso de antibióticos deve ser aventado.
Qual o médico que cuida das glândulas salivares?
Para um diagnóstico minucioso e tratamento mais abrangente (respondendo sua pergunta de qual a especialidade médica) sugiro o Otorrinolaringologista(que faça Cir. Cabeça e Pescoço) ou Cirurgião(ã) de Cabeça e Pescoço.
Qual a causa dos cânceres de glândulas salivares?
Segundo o Oncoguia, “ a causa da maioria dos tipos dos tumores de glândulas salivares ainda é desconhecida. Entretanto, os pesquisadores descobriram que alguns tipos de câncer da glândula salivar têm anormalidades no DNA”. Também podem ser estimulados pela exposição à radiação ou agentes químicos cancerígenos.
Quais são as glândulas salivares maiores?
As glândulas salivares maiores estão localizadas aos lados da face e sob a língua. Muitos nervos e estruturas passam próximos e podem ser afetados por tumores formados nas glândulas salivares. Massa ou nódulo no rosto, pescoço ou boca. Dor contínua no rosto, pescoço ou boca.
Por que a glândula salivar pode causar metástases para os gânglios linfáticos?
Ele pode manifestar-se em qualquer glândula salivar, mais comumente na glândula parótida, mas também na glândula submandibular ou glândula salivar menor do palato. Carcinomas mucoepidermoides intermediários e de alto grau podem causar metástases para os gânglios linfáticos regionais.