O que e Concausa relativamente independente?

O que é Concausa relativamente independente?

Na concausa relativamente independente superveniente que por si só produz o resultado a conclusão é outra. Trata-se das hipóteses em que a causa efetiva do resultado é considerada um evento imprevisível, que sai da linha de desdobramento causal então existente.

O que é Concausa exemplo?

Concausas absolutamente independente: quando a causa efetiva do resultado (exemplo: resultado morte) não se origina do comportamento concorrente, se sub divide em concausas preexistente, concomitante e superveniente. Mévio morre no dia seguinte em razão do veneno. Causa efetiva: Veneno. Causa concorrente: Disparo.

O que é uma concausa?

De acordo com a maioria dos dicionários, concausa é a “causa que acompanha ou coexiste com outra para determinado efeito”. Ou seja, é uma outra causa que, ao se juntar com a principal, contribui para o resultado.

Qual a diferença entre causa absolutamente independente e causa relativamente independente?

Causa Independente: Aquela em que o resultado ocorre independente da conduta do agente. 1ª) Causa absolutamente independente: Não possui nenhuma relação com a conduta; 2ª) Causa relativamente independente: Tem relação com a conduta.

O que é a superveniência de causa relativamente independente?

É o que os juristas chamam de superveniência de causa independente. Essa expressão complicada significa apenas que a pessoa só responde por sua conduta na medida que aquela conduta seja diretamente responsável pelo resultado. A conduta do suspeito só pode ter sido a causa se não houve uma outra causa mais importante.

O que constitui causas supervenientes relativamente independentes?

Superveniência de causa independente § 1º – A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou”.

O que são as Concausas?

Sendo assim, seguindo tal linha de raciocínio, faz-se necessária a definição do termo “concausa”, que nada mais é do que o concurso de fatores (preexistentes, concomitantes ou supervenientes) que, paralelamente ao comportamento do agente, são capazes de modificar o curso natural do resultado.

O que são causas e concausas?

Nas concausas relativamente independentes, a causa efetiva do resultado se origina, ainda que indiretamente, do comportamento concorrente. Em outras palavras, as causas se conjugam para produzir o evento final. Isoladamente consideradas, não seriam capazes de ocasionar o resultado.

O que é Concausa no direito penal?

O que é um acidente de trabalho Concausa?

O acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício da atividade a serviço do empregador. A concausa, ou causa sobreposta, também é considerada acidente do trabalho por equiparação (artigo 21, lei 8.213/91). Estar no ambiente de trabalho, no exercício da atividade.

O que é causa relativamente independente Pré-existente?

A causa relativamente independente é aquela que se origina, ainda que indiretamente, do comportamento concorrente. Em outras palavras, as causas se conjugam para produzir o evento final. Isoladamente consideradas, não seriam capazes de ocasionar o resultado, sendo que a superveniente ocorre após a causa concorrente.

O que são causas absolutamente independentes supervenientes?

Por fim, o fato superveniente relativamente independente é aquele que ocorre em momento posterior à ação ou à omissão do agente. Esse fato será a causa para um resultado final ao lado da conduta (do agente) responsável por deflagrar a cadeia de acontecimentos.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top