O que é NBR 14725?
Objetivo : Esta parte da NBR 14725 estabelece critérios para o sistema de classificação de perigos de produtos químicos, sejam eles substâncias ou misturas, de modo a fornecer ao usuário informações relativas à segurança, à saúde humana e ao meio ambiente.
Quais são as 5 informações que são obrigatórias no rótulo dos produtos químicos?
a) identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor; b) composição química; c) pictograma(s) de perigo (ver Anexos C e D); d) palavra de advertência (ver Anexo D); e) frase(s) de perigo (ver Anexo D e E); f) frase(s) de precaução (ver Anexos D e E); g) outras informações.
O que é rotulagem de produtos químicos?
“A rotulagem preventiva é um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relativas a um produto químico, que deve ser afixada, impressa ou anexada à embalagem que contém o produto”.
O que deve conter no rótulo de um produto químico?
Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos. Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento.
Qual a norma da ABNT NBR que classifica os agentes químicos?
NBR 14725-2
A classificação do produto químico e o sistema de classificação utilizado devem ser informados. A classificação do produto deve ser feita de acordo com a ABNT NBR 14725-2.
Qual é a NR e NBR que norteia a rotulagem e Fichas de Informação de Segurança de produtos químicos?
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos é um documento que possui informações essenciais sobre os riscos inerentes a misturas e substâncias químicas. As instruções de elaboração e o modelo de FISPQ no Brasil são definidas pela norma NBR 14.725 – Parte 4.
O que deve ter em um rótulo de produto alimentício?
Quais informações devem constar nos rótulos e embalagens para alimentos?
- Descrição do nome. Como o próprio nome diz, descrever o nome do alimento é a primeira informação que precisa conter na embalagem.
- Lista de ingredientes.
- Origem do produto.
- Prazo de validade.
- Conteúdos líquidos.
- Tabela nutricional.
Quais são as informações que um rótulo deve ter?
O rótulo precisa informar ao consumidor sobre o produto e sua composição, conservação e validade. As informações dos rótulos das embalagens devem ser confirmadas junto a Anvisa, Inmetro, Ministério da Agricultura e estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Qual a importância da rotulagem de produtos químicos?
A grande importância na classificação e rotulagem de um produto químico está relacionada com a minimização de acidentes relacionados à saúde humana e ao meio ambiente. Além disso, esses processos permitem que o manuseio, armazenamento e transporte dessas substâncias sejam mais seguros e conscientes.
O que é rotulagem preventiva e o que deve conter neste rótulo?
26.2.2.1 A rotulagem preventiva é um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relativas a um produto químico, que deve ser afixada, impressa ou anexada à embalagem que contém o produto.
Quais são as informações importantes que os produtos químicos devem ter em seus frascos?
Deve ser antiderrapante, possuir resistência mecânica e química e não deve apresentar saliência nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.
O que é produto químico não classificado?
26.2.2.4 O produto químico não classificado como perigoso a segurança e saúde dos trabalhadores conforme o GHS deve dispor de rotulagem preventiva simplificada que contenha, no mínimo, a indicação do nome, a informação de que se trata de produto não classificado como perigoso e recomendações de precaução.