Pode reter INSS de empresa do Simples Nacional?
Retenção INSS Estão sujeitas a retenção dos 11% do INSS somente as empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL que exerçam as atividades a seguir relacionadas e que estejam enquadradas no Anexo IV da Lei Complementar n.º 123/2006.
Quem é optante pelo Simples Nacional paga ISS?
Os serviços prestados pelas empresas de pequeno porte, microempresas, MEI e aquelas optante pelo regime do Simples Nacional, estão sujeitas à retenção do ISS no que se refere o art.
Como será a tributação do ISS de ME ou EPP optante pelo Simples Nacional que presta serviço sujeito a retenção na fonte?
O tomador que tiver adquirido serviço com retenção de ISS na fonte pelas microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional deverá observar que caso a empresa prestadora do Simples Nacional estiver sujeita ao recolhimento do ISS fixo mensal, não haverá retenção na fonte.
Porque pago INSS no Simples Nacional?
É a contribuição, chamada também de INSS Patronal, que o empresário paga para colaborar com a Seguridade Social da população, ajudando a custear alguns serviços básicos como saúde, previdência e assistência social. Mesmo as empresas que optam pelo regime do Simples Nacional recolhem o tributo.
Quando a empresa tomadora de serviços tem que reter o INSS?
A retenção do INSS nas notas fiscais de serviços acontece quando o Serviço é prestado no estabelecimento do tomador da prestação de serviços, ou seja, quando o empregado de uma empresa prestadora de serviços se desloca até a empresa tomadora do serviço.
Quais códigos de serviços tem retenção de INSS?
Serviços executados mediante cessão de mão-de-obra, conforme artigo 118:
- Limpeza, conservação e zeladoria.
- Vigilância e segurança.
- Construção civil.
- Serviços rurais.
- Digitação e preparação de dados para processamento.
- Acabamento, embalagem e acondicionamento de produtos.
- Cobrança.
Como é recolhido o ISS no Simples Nacional?
RECOLHIMENTO DO ISS. O recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS é feito para a Prefeitura Municipal, através de guia própria. No caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, o ISS próprio é recolhido na própria guia DAS, juntamente com os demais tributos.
Como se opera o ISS para quem é inscrito no Simples Nacional?
Se a empresa for optante do Simples Nacional, não será necessário calcular a alíquota do ISS de maneira isolada. O Imposto sobre Serviços já estará calculado no DAS, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional. A guia de pagamento deve ser devidamente apurada de acordo com o setor e atividades da empresa.
O que ocorrerá com os impostos ICMS e ISS quando Empresa do Simples Nacional obtiver faturamento acima de 3 6 milhões no período?
ICMS e ISS deixam de ser recolhidos pelo Simples Nacional, quando o limite ultrapassa R$ 3,6 milhões. Entende-se por sublimite os limites diferenciados de receita bruta anual para empresas de pequeno porte, válidos apenas para efeito de recolhimento do ICMS e ISS.
Quando o ISS é retido pelo tomador?
Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.
Qual o valor do INSS para o Simples Nacional?
TABELA DE ALÍQUOTAS PARA EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL COM ATIVIDADE DE SERVIÇOS | ||
---|---|---|
Receita Bruta Total em 12 meses (em R$) | Alíquota | INSS |
Até 180.000,00 | 6,00% | 4,00% |
De 180.000,01 a 360.000,00 | 8,21% | 4,00% |
De 360.000,01 a 540.000,00 | 10,26% | 4,07% |
Quem contribui com o Simples Nacional tem direito a auxílio doença?
Assim como ocorre com outros trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), o MEI também pode ser afastado pelo INSS. Então, saiba que o auxílio-doença pode ser solicitado a partir do primeiro dia em que o microempreendedor individual ficar incapacitado de exercer suas atividades.
Qual a retenção do INSS para os optantes pelo Simples Nacional?
Assim, resta claro que a maioria dos serviços prestados por optantes pelo Simples Nacional não sofre mais retenção de INSS a partir de 2009. Já os serviços de limpeza e conservação, bem como vigilância, construção de imóveis e obras de engenharia em geral, permanecem sujeitos à retenção, independentemente da condição de optante do prestador.
Qual a retenção do Simples Nacional?
Se foi o caso dela, a retenção passou a ser de 11%. Entretanto, somente o que está no Anexo VII como OBRA de construção civil está sujeito à retenção na hipótese de o prestador ser do Simples Nacional.
Qual o valor do INSS no Simples Nacional?
Nesses casos, o percentual da CPP não estará incluído na alíquota do Simples Nacional. O pagamento deve ser feito por meio da Guia da Previdência Social (GPS). Qual o valor do INSS no Simples Nacional? O valor do INSS pago por meio da DAS depende da atividade da sua empresa e da sua receita bruta anual.
Qual a empresa optante pelo Simples Nacional?
Uma empresa optante pelo Simples Nacional, anexo III, que presta serviço de carga e descarga com utilização de caminhão munck e içamento com guindaste, com operador, ela trabalha por empreitada, tem retenção de 11% do Inss.