Como ocorre a síntese do biodiesel?
O biodiesel é obtido através da transesterificação (uma reação orgânica na qual um éster é transformado em outro através da troca dos grupos alcóxidos) dos triglicerídeos de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal com um mono-álcool de cadeia curta, tipicamente metanol ou etanol, na presença de um catalisador.
Como calcular o rendimento do biodiesel?
O rendimento do biodiesel foi calculado como sendo a massa de biodiesel pesada depois da reação em função da massa de óleo empregada na transesterificação, (Rendimento (%) = Massa biodiesel * 100/ Massa óleo empregada).
Qual é o resíduo industrial resultante do processo de produção do biodiesel?
Pode ser produzido a partir de óleos vegetais e residuais, gordura animal, entre outros. Entretanto, uma preocupação relacionada à indústria de biodiesel são os resíduos oriundos da produção. It can be produced from vegetable oil, residual and animal fat, among others.
Qual o objetivo de lavar o biodiesel com água e glicerol?
Dentre os processos utilizados, o mais barato é o de decantação, pois o glicerol, sendo mais denso que o biodiesel, decanta facilmente e também arrasta outras impurezas presentes na mistura. Após a decantação, é efetuada a lavagem com água, numa proporção de 3 g de água para cada g de óleo.
Como ocorre o processo de produção do biodiesel?
A produção de biodiesel é realizada mediante a mistura de óleo vegetal ou gordura animal em metanol ou etanol, na presença de um catalisador. Esse processo é chamado de transesterificação. Os óleos e as gorduras são constituídas, principalmente, por triglicerídeos.
O que é o processo de saponificação?
A reação de saponificação é uma hidrólise alcalina dos ésteres ou de triglicerídeos, formando um sal e um álcool. Essas reações são denominadas de reações de saponificação porque, quando ocorre uma reação desse tipo, com um triéster proveniente de ácidos graxos, formam-se os sabões.
Como caracterizar o biodiesel?
(2010) O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais e um álcool (metanol ou etanol), na presença de um catalisador ácido ou básico (Figura 1), processo chamado de transesterificação.
Qual a necessidade de verificar o índice de acidez no processo de produção do biodiesel?
O teste de índice de acidez é essencial na análise do óleo de soja, pois um óleo que apresenta um elevado índice de acidez possui uma menor qualidade, já que os ácidos graxos causam deterioração do óleo, prejudicando a qualidade do biodiesel produzido a partir do mesmo.
Quais os principais resíduos da produção de biodiesel?
Na sequência, serão discutidos os usos de dois resíduos como matéria-prima para a produção do biodiesel: o sebo bovino e o óleo de fritura.
É possível produzir biodiesel sem a produção de glicerina?
O Glicerol é produzido por via química ou fermentativa. Tem uma centena de usos, principalmente na indústria química. Em um dos balões de fundo chato é necessário que haja a glicerina bruta, ou seja, a glicerina que veio direto da produção do biodiesel sem antes passar por qualquer processo de limpeza.
Como se lava El biodiesel?
Após esse processo, lava-se o Biodiesel da seguinte forma: Esquenta-se na chapa aquecedora o volume de água correspondente ao de Biodiesel produzido no processo anterior, até essa água atingir a temperatura de aproximadamente 90º C. Coloca-se 2 gotas de ácido clorídrico na água.
Qual a principal Matéria-prima do biodiesel?
óleo de soja
O óleo de soja é hoje a principal matéria-prima usada na produção de biodiesel. No entanto, há várias outras oleaginosas que poderão ser empregadas para a produção do biodiesel que se encontram em fase de avaliação e desenvolvimento de suas cadeias produtivas.
Qual a legislação para a produção de biodiesel?
No ano de 2005, o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou o Programa Nacional de Agroenergia juntamente com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, que determinam produzir combustíveis a partir de fontes renováveis, decretando também uma lei que prevê a adição de biodiesel ao óleo diesel derivado do petróleo.
Como utilizar o etanol no biodiesel?
A produção brasileira de biodiesel deve utilizar o etanol no processo, por ser produzido em abundância e com baixo custo (BRASIL, 2005, aput SILVA & FREITAS, 2008). [3] A princípio, a transesterificação é uma reação reversível. Entretanto, o glicerol formado é praticamente imiscível no biodiesel, reduzindo fortemente a extensão da reação reversa.
Qual a principal matéria prima para o biodiesel brasileiro?
No Brasil a principal matéria prima para a produção de óleo é a soja, responsável por mais de 70% do biodiesel produzido no país, segundo BRASIL (2009 aput DE SOUZA, 2009. p1329). [2]