O que e o periodo Cretaceo?

O que é o período Cretáceo?

O Período Cretáceo é o período de tempo correspondente a 145 a 65 milhões de anos, sendo o último período da Era Mesozóica.

Quais são os dinossauros do período cretaceo?

Vale lembrar que o período cretáceo corresponde ao auge do desenvolvimento dos gigantescos répteis, chamados de Dinossauros (da terra), Plesiossauros (na água) e os Pterossauros (no ar), os quais já vinham se desenvolvendo desde o período anterior, o período jurássico.

O que vem depois do Cretáceo?

A extinção em massa de 66 milhões de anos atrás se chama evento K-Pg, sigla que se refere ao momento em que acaba o período Cretáceo (Kreide, em alemão) e inicia o período seguinte, o Paleógeno (Pg).

Como era o clima do período Cretáceo?

“Constatamos que no Cretáceo Superior o território paulista formava uma superfície achatada, cruzada por pouquíssimos rios efêmeros e caracte- rizada por um clima em geral seco, mas que alternava períodos mais áridos e mais úmidos”, explica Giorgio Basilici, professor do Instituto de Geociências (IG).

Qual a diferença entre Jurássico e Cretáceo?

Jurássico : Conhecida como a Idade dos Dinossauros, com gigantes como o Brachiosaurus e o Stegosaurus. Entretanto, os mamíferos eram minúsculos. Cretáceo: Surgimento das plantas com flores, pássaros verdadeiros, diversificação dos peixes e o aparecimento de tipos novos de dinossauros.

Quem viveu no período Cretáceo?

Tendo como representante mais famoso o Velociraptor, que eram encontrados principalmente nos Estados Unidos e na Ásia, os dromeossaurídeos viveram durante o período Cretáceo, algo entre 65 e 145 milhões de anos.

Quais dinossauros viveram no período Jurassico?

O Jurássico é conhecido por ser o “período dos dinossauros”, a idade de ouro dos grandes Saurópodes, Apatossauros, Doplodocus, e muitos outros que serviram de alimento para os grandes terópodes, como o Alossauro. Os dinossauros jurássicos eram mais complexos e evoluídos, superiores aos pequenos dinossauros triássicos.

Como era o nosso planeta na época dos dinossauros?

Na época em que surgiram os primeiros dinossauros, todos os continentes estavam unidos em um único supercontinente, Pangea, pontuados por desertos e clima árido. A metade norte era denominada Laurásia e a sul Gondwana.

O que vem depois da Era Mesozoica?

A era Mesozoica sucede a era Paleozoica (“vida antiga”) e precede a era Cenozoica (“vida nova”), ambas de seu éon. Divide-se nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, do mais antigo para o mais recente.

O que ocorreu no final do período Cretáceo?

Durante o Cretáceo, os dinossauros alcançam seu ápice na escala evolutiva (mais da metade das espécies conhecidas viveram neste período), mas ao fim do período ocorreu a extinção em massa desses grandes répteis e de diversas espécies de animais da Terra (cerca de 60% deles foram extintos).

Como era o clima do planeta na época dos dinossauros?

Havia períodos chuvosos por vários anos, seguidos de seca severa, causando incêndios que geraram grandes temperaturas no ar de até 600 graus, segundo o estudo. No tempo dos dinossauros, a temperatura média da Terra era 10 graus acima da de hoje.

Qual a diferença do período Cretáceo e Jurássico?

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top