O que diz a teoria da biogeografia de ilhas?

O que diz a teoria da biogeografia de ilhas?

A teoria da biogeografia insular propõe que o número de espécies encontradas em um ambiente insular não perturbado (“ilha”) seja determinado pela imigração e extinção.

Quais fatores influenciam taxas de imigração e extinção em ilhas?

Com relação ao grau de isolamento, as taxas de imigração tendem a ser maior em ilhas mais próximas do que em ilhas mais distantes, pois quanto maior a proximidade, maiores as chances de espécies colonizadoras alcançarem a ilha.

Por que pequenas ilhas que estão distantes de um continente geralmente têm menos espécies que as grandes ilhas que estão perto do continente?

A taxa de extinção é maior em ilhas pequenas, pois as populações serão menores. Por que as ilhas pequenas que estão distantes do continente tipicamente têm menos espécies do que as ilhas grandes que estão próximas ao continente? Abaixo do equilíbrio dinâmico (S*), a riqueza aumenta (já que imigração excede a extinção).

Qual é a importância do conceito de Metapopulações para a conservação da natureza no mundo atual?

Entender a ecologia de metapopulações é extremamente importante para a biologia da conservação por dois principais motivos. Primeiro, é que a fragmentação do habitat é o principal mecanismo por trás da perda de biodiversidade.

O que é o efeito resgate?

Depois de um tempo essa população se extinguirá naquele fragmento. Porém, se houver a chegada de sementes de outros fragmentos vizinhos, esse fragmento continuará ocupado por essa espécie. Esse é o chamado efeito de resgate.

O que é uma comunidade saturada?

Comunidades são denominadas saturadas (ou fechadas) quando espécies imigrantes não conseguem se estabelecer devido à exclusão competitiva ou outra interação interespecífica, ou quando a taxa de imigração é compensada pela taxa de extinção (Stohlgren, 2008).

Quais os fatores que determinam a diversidade em escala local e regional?

Processos que operam em escala local, tais como interações competitivas, podem interferir em padrões de diversidade em escala regional, pois de acordo com Cornell e Lawton (1992), se a diversidade local é saturada, então a diversidade regional deve ser limitada por processos locais.

O que são áreas insulares?

São áreas formadas por conjuntos de ilhas (ou seja, arquipélagos), que podem ser classificadas segundo três critérios: Origem: artificiais ou naturais. Localização: oceânicas (distantes da costa) e continentais (já estiveram ligadas ao continente e ainda estão perto da costa ou sobre a plataforma continental).

Quais são as aplicações da teoria de Metapopulações?

A lição que podemos aprender com o estudo das metapopulações é que não podemos desprezar nenhum fragmento florestal, por menor que ele seja. Mesmo que temporariamente, eles podem representar importantes fontes de abrigo e recursos alimentares para a sobrevivência das espécies e das metapopulações.

O que é necessário para uma metapopulação existir?

Para se considerar a existência de uma metapopulação é necessário que as manchas de habitat sejam grandes o suficiente para poderem suportar uma população capaz de se reproduzir. Todas estas populações apresentam o risco de extinção independentemente do tamanho do habitat onde se encontram.

Quais as consequências da formação de Metapopulações?

Esse tipo de estrutura pode levar à formação de uma metapopulação, que seria um conjunto de populações locais conectadas por indivíduos que dispersam. Há então uma probabilidade muito baixa de extinção em populações locais discretas.

O que é tempo geracional?

A duração do tempo geracional é a idade média dos progenitores da coorte atual (i.e. dos indivíduos que acabam de nascer). A duração do tempo geracional reflete assim a taxa de renovação dos indivíduos reprodutores numa população.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top