O que é microfilmagem de banco?
A microfilmagem é um método de gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos por um processo fotográfico. O volume e tamanho dos arquivos é drasticamente reduzido através da microfilmagem, tornando-se um método de armazenamento prático e eficiente.
Quanto custa microfilmagem de cheque?
Se a cópia do cheque for requerida na agência bancária, a tarifa pode variar entre R$ 4,50 e R$ 6, segundo o Banco Central.
Como pedir a microfilmagem de um cheque?
Para consultar os seus cheques emitidos e compensados, é só acessar a sua conta-corrente pela internet, com agência, conta e senha eletrônica, e digitar “microfilmagem” no campo de busca. Basta fazer a consulta pelo número do cheque ou pelo período. A imagem fica disponível 2 dias após a data da compensação de cheques.
Qual o prazo que o banco deve guardar a microfilmagem do cheque?
XI – Decorrido o prazo de que trata o item V, os cheques microfilmados ficarão à disposição dos emitentes durante 60 (sessenta) dias, findos os quais, se não procurados, poderão ser destruídos pelo estabelecimento sacado. 1.
Para que serve a microfilmagem?
A microfilmagem é uma metodologia utilizada para a preservação de informações e dos arquivos. Consiste na captação da imagem através de processo fotográfico. Os arquivos são consideravelmente reduzidos através da microfilmagem, tornando-se um método de armazenamento prático e eficiente.
O que é microfilmagem de substituição e microfilmagem de preservação?
A microfilmagem consiste em um sistema de gerenciamento e preservação de informações, por meio da captação das imagens de documentos por processo fotográfico. Segundo o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia (2008, p. 249), microfilmagem é a “produção de imagens fotográficas de um documento, em tamanho reduzido”.
Para que serve a microfilmagem de cheque?
Ela serve para substituir documentos em papel e possibilitar uma rápida localização através da digitalização – processo que ocorre após a microfilmagem. a microfilmagem pode ser convertida em arquivo digital; tem amparo legal, permitindo o reconhecimento da autenticidade.
Como conseguir cópia de cheque?
Ressalto que as cópias dos cheques depositados devem ser solicitadas ao banco emitente do cheque (banco sacado). Apenas o titular da conta de emissão do cheque tem acesso à cópia, exceto por determinação judicial. O beneficiário do cheque (depositante) tem acesso apenas ao original, caso haja devolução do documento.
Quanto tempo o banco guarda cheques?
60 dias
Atendendo às regulamentações do Banco Central, é de responsabilidade do cliente a custódia do cheque durante o período de 60 dias, mesmo após o depósito.
Quanto tempo os bancos guardam documentos?
– O banco tem o dever de guardar os documentos referentes a seus clientes, no mínimo, pelo mesmo prazo em que estaria prescrita a pretensão de o cliente obter a sua exibição, ou seja, 20 anos.
O que é GED e microfilmagem de documentos?
A microfilmagem é uma metodologia utilizada para a preservação de informações e dos arquivos. Esse sistema ainda permite a conversão do microfilme em imagem digital, possibilitando rapidez no acesso e busca a partir do gerenciamento eletrônico de documentos – GED.
Qual a principal vantagem da microfilmagem?
Diferenciais da Microfilmagem Eletrônica Redução de custos; Facilidade de acesso e uso dos dados, uma vez que é compatível com os softwares de gestão documental; Diminuição de erros no processo, pois o método é mais avançado; Mais agilidade no trato com documentos.