Como calcular as perdas do FGTS?
Para simular os valores da correção do FGTS:
- Pegue o valor dos 8% do salário recebido todo o mês durante o tempo em que trabalhou;
- Some 3% de juros do próprio FGTS;
- Some a atualização de dinheiro com base na taxa de referência como, por exemplo, INPC ou IPCA.
Como fazer o cálculo do FGTS de 1999 a 2013?
O Supremo Tribunal Federal decidiu que todos os trabalhadores que tinham dinheiro no FGTS de 1999 a 2013 têm direito a revisão de saldo. Como o FGTS é corrigido pela TR (Taxa Referencia) mais 3% ao ano, porém este reajuste não reflete a inflação, fazendo o trabalhador perder ser poder de compra.
Qual o valor da correção do FGTS?
3%
Em relação à correção monetária dos valores, o FGTS tem uma valorização de saldo por meio da capitalização de juros à taxa de 3% ao ano. Ou seja, os valores do FGTS rendem 3% a cada ano que passa.
Como entrar na justiça para correção do FGTS?
Para entrar com o pedido de revisão os trabalhadores precisam apresentar os seguintes documentos:
- RG/CPF ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Carteira de Trabalho;
- Carta de Concessão da Aposentadoria (quando for o caso);
- Extratos analíticos do FGTS;
- Cálculo detalhado do valor revisado;
Porque a correção do FGTS e até 2013?
A partir de 1999 até 2013, a Caixa Econômica Federal usou a Taxa Referencial (TR) como índice de correção monetária do Fundo de Garantia. Por esse motivo, os cidadãos prejudicados podem pedir a revisão do FGTS, solicitando a troca da TR por outra taxa que esteja em acordo com a inflação.
Como saber se tenho direito a correção do FGTS 2021?
Pelo extrato do FGTS será possível verificar os valores depositados, dos créditos de juros e atualização monetária (JAM). O extrato pode ser obtido diretamente nas agências da Caixa ou ainda pelo site www.caixa.gov.br/fgts/, ou ainda pelo aplicativo FGTS disponível para celulares Android e iOS.
Quem tem direito a correção do FGTS 2021?
Em linhas gerais todo e qualquer trabalhador que exerceu atividade no regime CLT após o ano de 1999 tem direito a revisão do FGTS, isso vale mesmo para aqueles que já sacaram os valores, tendo em vista que, antes mesmo de sacar o saldo, houve perdas devido à correção da Taxa Referencial abaixo da inflação.
Como está o andamento da correção do FGTS?
Atualmente, a correção do FGTS vigente utiliza a TR (taxa referencial de juros) como indexador. Sendo assim, todos que trabalharam entre 1999 até hoje podem pedir a correção do FGTS. A ação é válida, até mesmo, para quem já tenha sacado valores do Fundo de Garantia.
Qual o prazo para entrar com ação de correção do FGTS?
30 anos
Qual o prazo para dar entrada na correção do FGTS? Este tema é complexo, e esperamos que o STF mantenha o prazo de 30 anos. Ocorre que o Supremo Tribunal Federal entende que o prazo para cobrança de FGTS, quando o empregador desconta do funcionário e não deposita, é de 5 anos.
Até quando posso entrar com ação do FGTS?
No caso do FGTS, por se tratar de direito econômico, este prazo é de 30 anos, ou seja, o trabalhador tem até o ano de 2029 para reclamar as perdas ocorridas em 1999.
Quando será liberado a correção do FGTS?
O conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou por unanimidade, na manhã desta terça-feira (17), a distribuição aos trabalhadores de RS$ 8,13 bilhões do lucro que obteve em 2020. O pagamento será efetivado até 31 de agosto nas 191 milhões de contas vinculadas ao FGTS.
Qual é a ação de revisão do FGTS?
Ação de Revisão do FGTS É um procedimento que deve ser feito via advogado por se tratar de uma ação judicial pelo qual o cidadão buscará o “recálculo” do seu FGTS, mês a mês, com um índice de atualização monetária mais favorável (TR, INPC ou IPCA).
Como funciona a simulação do FGTS?
Nesse caso, a simulação irá indicar, no campo a preencher, o seu valor estimado (fixo do começo ao fim) depositado na conta vinculada do FGTS. Para entender como funciona, FGTS, INSS, IRRF, etc de um holerith CLICA AQUI.
Como conseguir o extrato do FGTS?
Para conseguir seu extrato analítico, siga o procedimento indicado nesta página. Tenha em mãos o “número de NIS ( PIS /PASEP) e da senha Internet cadastrada por você por meio de autenticação positiva de dados cadastrais ou com o uso da Senha Cidadão”, e clique em “Consultar Extrato Completo do FGTS”.
Quem pode ser incluído no FGTS?
O diretor não-empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema FGTS, a critério do empregador. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.