O que é fundamentalismo religioso exemplos?
O fundamentalismo representa um poder fortemente organizado, com doutrinas estratégicas, a exemplo da teologia da prosperidade, que prega um individualismo capitalista, profundamente patriarcal e racista, com a ideia de que toda a riqueza é reservada aos fiéis por Deus.
O que é um grupo fundamentalista?
O termo popularmente refere-se pejorativamente a qualquer grupo religioso de uma maioria, conhecido como fundamentalismo religioso, ou refere-se a movimentos étnicos extremistas, conhecido como fundamentalismo étnico.
Quais os perigos do fundamentalismo religioso?
Não bastasse o modo de pensar, o comportamento de seguidores do fundamentalismo religioso é levado às vias de fato quando se dão ao direito de agredirem verbal ou fisicamente aqueles que deles discordam ou que se dão o direito de se expressarem de modo considerado não ortodoxo.
Qual é o conceito de fundamentalismo?
[ Religião ] Doutrina que defende a fidelidade absoluta à interpretação literal dos textos religiosos. 2. Atitude de intransigência ou rigidez na obediência a determinados princípios ou regras.
O que é o secularismo?
Sistema que defende a separação entre a igreja ou a religião e o Estado ou a política.
O que é fundamentalismo bíblico?
Os fundamentalistas argumentam que os teólogos modernistas do século XIX haviam interpretado errado ou rejeitado certas doutrinas, especialmente a inerrância bíblica, que consideravam os fundamentos da fé cristã. É quase sempre descrito como tendo uma interpretação literal da Bíblia.
O que é a lei de sharia?
A xaria é o corpo da lei religiosa islâmica. A xaria lida com diversos aspectos da vida quotidiana, bem como a política, economia, bancos, negócios, contratos, família, sexualidade, higiene e questões sociais.
O que quer dizer terrorista?
Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por meio de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo o restante da população do …
O que causa o fundamentalismo religioso?
Fundamentalistas são encontrados entre religiosos diversos e pregam que os dogmas de seus livros sagrados sejam seguidos à risca. O termo surgiu no começo do século 20 nos EUA, quando protestantes determinaram que a fé cristã exigia acreditar em tudo que está escrito na Bíblia.
O que o fundamentalismo religioso provoca?
Em muitos casos, o fundamentalismo religioso é um fenômeno moderno, caracterizado pelo senso de esvaziamento do meio cultural, até mesmo onde a cultura pode normalmente ser influenciada pela religião dos partidários.
O que se entende por fanatismo religioso?
Pode-se definir o fanatismo como uma crença exagerada, uma adesão cega a uma visão de mundo ou doutrina, de tal modo que o fanático identifica sua crença com a verdade absoluta e se sente como o dono da verdade.
O que é secularismo defende?
O conceito defende a liberdade de acreditar ou não em uma religião, garantindo o livre exercício de todos os cultos, o que também implica que ninguém pode ser obrigado a respeitar dogmas ou normas religiosas.