Qual o motivo da morte de Socrates?

Qual o motivo da morte de Sócrates?

399 BC
Socrates/Date of death

Quando Sócrates foi condenado à morte?

Sócrates foi um grego de origem humilde que revolucionou o pensamento ocidental de tal modo que foi condenado à morte em 399 a.C. Sócrates (470 – 399 a.C.) foi um filósofo grego que revolucionou o pensamento ocidental.

Qual o discurso de Sócrates antes de morrer?

Eu afirmo a vocês, meus carrascos, que, tão pronto esteja morto, a vingança fará tombar sobre vocês, uma punição bem mais dolorosa do que a minha morte. Vocês me condenaram à morte na crença de que, por meio dela, se livrarão da crítica à sua conduta, mas eu afirmo, o resultado será exatamente o oposto.

O que é a verdade para Sócrates?

Para Sócrates, existiam verdades universais, válidas para toda a humanidade em qualquer espaço e tempo. Para encontrá-las, era necessário refletir sobre elas. Essa percepção da verdade como alcançável é um fator de diferenciação entre Sócrates e os sofistas.

Qual é a visão de Sócrates sobre a liberdade?

Um dos primeiros filósofos a aclarar o conceito de liberdade foi Sócrates (469 a 399 a.c.). Para o filósofo, o homem livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos, a si próprio. E a escravidão é marcada pelo fato do homem deixar que as paixões o controle.

Quais foram as palavras de Sócrates durante seu julgamento?

O filósofo disse que já sabia que iria morrer, pois sua voz interior, o Daemon que sempre lhe acompanhou, silenciou naquele dia. Ao receber a sentença de morte, o filósofo se despediu: “Já é hora de partir, eu para morrer e vocês, para viver. Quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para Deus”.

Quais foram as últimas palavras de Sócrates?

Sócrates proferiu então: “Críton, somos devedores de um galo a Asclépio; pois bem pagai a minha dívida, pensai nisso”. in Platão, Fédon, 116b _ fim. Críton ainda lhe perguntou se não teria mais nada a dizer, mas estas foram as suas últimas palavras.

O que é verdade para Sócrates e Platão?

Sócrates opôs-se ao relativismo pregado pelos sofistas. Para ele, o filósofo era capaz de alcançar a verdade única e absoluta. Ele andava pelas ruas fazendo questionamentos aos cidadãos sobre a definição de determinadas coisas, com a finalidade de atingir a verdade real.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top