O que é eluição na cromatografia gasosa?
Relativamente ao modo de operação, a técnica de uso mais corrente é a cromatografia de eluição. Nesta, o eluente flui continuamente através da coluna e a amostra a analisar é injectada rapidamente no eluente, à entrada da coluna.
Qual o princípio da cromatografia gasosa?
O princípio da técnica de cromatografia gasosa: uma solução de amostra é inserida no injetor do equipamento e transportada por um gás através de um tubo de separação chamado de “coluna” (Hélio ou nitrogênio podem ser utilizados para este transporte e são chamados de gases de arraste).
Quando usar cromatografia gasosa?
A cromatografia gasosa (CG) é uma técnica de separação e análise de misturas por interação dos seus componentes entre uma fase estacionária e uma fase móvel. De forma geral a técnica de CG é aplicável para separação e análise de misturas cujos constituintes sejam voláteis e que sejam termicamente estáveis.
Quais os principais requerimentos para que uma amostra possa ser analisada por cromatografia gasosa?
Requisitos: INERTE Não deve reagir com a amostra, fase estacionária ou superfícies do instrumento. PURO Deve ser isento de impurezas que possam degradar a fase estacionária.
O que é eluição em cromatografia?
Eluição: É a “corrida” cromatográfica, ou seja, a passagem da fase móvel pela fase estacionária. Desta forma, a cromatografia serve para identificação de substâncias, purificação de compostos e separação de componentes de misturas.
É possível realizar análises de amostras líquidas em cromatografia gasosa?
A cromatografia gasosa pode ser aplicada em amostras gasosas, líquidas ou sólidas, desde que os analitos sejam voláteis ou possam ser volatilizados sem sofrer decomposição térmica. Os componentes da amostras são eluídos e conduzidos para o detector conectado na saída da coluna.
Qual a função da fase estacionária?
A função da fase estacionária na coluna é separar componentes diferentes, causando a cada um saída da coluna em um tempo diferente (tempo de retenção). Outros parâmetros que podem ser usados para alterar a ordem ou tempo de retenção são a taxa de fluxo do gás condutor e a temperatura.
Qual a função da fase móvel na cromatografia gasosa?
(A amostra é vaporizada e introduzida em um fluxo de um gás adequado denominado de fase móvel (FM) ou gás de arraste). Este fluxo de gás com a amostra vaporizada passa por um tubo contendo a fase estacionária FE (coluna cromatográfica), onde ocorre a separação da mistura.
Qual a finalidade do uso da cromatografia gasosa em análises químicas?
A análise de cromatografia gasosa emprega um grupo de técnicas de separação analítica usadas para determinar e quantificar substâncias voláteis em uma amostra. A técnica empregada na análise de cromatografia gasosa envolve o uso da coluna cromatográfica em conjunto com a fase móvel e a fase estacionária.
Quais são os tipos de cromatografia gasosa?
Há dois tipos de cromatografia gasosa: cromatografia Gás – Sólido (CGS) e cromatografia Gás – Líquida (CGL). A cromatografia CGS se baseia na base sólida estacionária, onde a retenção das substâncias analisáveis é a consequência da absorção física.
Como funciona um aparelho de cromatografia?
O processo da cromatografia é feito pela passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. A partir dessa passagem, os componentes da mistura são separados pela diferença de afinidade. A adsorção é a propriedade em que um componente da mistura adere à fase estacionária.
O que é eluição Isocratica?
Na separação usando cromatografia líquida de alta eficiência, uma eluição com fase móvel formada por um único solvente ou por uma mistura de solventes de composição constante, é chamada de eluição isocrática, enquanto que uma eluição com fase móvel formada por uma mistura de solventes, com composição variável ao longo …