Qual é o nome da obra do artista Almeida Junior que retrata o cotidiano?
José Ferraz de Almeida Júnior provavelmente foi o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em seu cotidiano, em contraste com a monumentalidade que até então predominava nas artes plásticas do Brasil.
Qual artista entrou 1869 na Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro onde foi aluno de Jules Le Chevrel Victor Meirelles e possivelmente de Pedro Américo?
Em 1869 Almeida Júnior entrou na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Le Chevrel, Victor Meirelles e possivelmente de Pedro Américo. Em 1876, o Imperador D.
Quem foi Almeida Júnior e o que ele representava em suas obras?
Almeida Júnior (1850-1899) foi um pintor e desenhista brasileiro. O dia do artista plástico é comemorado em 8 de maio, dia do nascimento do pintor. Foi o primeiro pintor a retratar em seu trabalho o tema regionalista. José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em Itu, São Paulo, no dia 8 de maio de 1850.
Qual o estilo das obras de Almeida Júnior?
Realism
Academic art
José Ferraz de Almeida Júnior/Periods
Qual foi a cultura que Almeida Júnior retrata em sua obra?
A vida de Almeida Júnior Era o mais autêntico e genuíno representante do tradicional tipo paulista. Mas sem nenhum traquejo de homem de cidade. Falava como os primitivos provincianos e tal qual estes vestia-se, andava, retraía-se.
Qual o tema principal das obras de Almeida Júnior?
Nas principais obras do artista estão os grandes temas aos quais dedicou sua pintura, o cotidiano do homem caipira e a vida comum das pessoas, além da clara quebra de paradigmas ao rejeitar o estilo acadêmico da época.
O que José Ferraz de Almeida Júnior representou em sua pintura?
José Ferraz de Almeida Júnior provavelmente foi o primeiro artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em seu cotidiano, em contraste com a monumentalidade que até então predominava nas artes plásticas do Brasil. A forma inovadora como tratava a luz é ainda hoje comentada e apreciada.
Quem é o pintor considerado um dos melhores da pintura do séc XIX?
Francisco de Goya
Na virada do século XVIII para o XIX se destaca na Espanha Francisco de Goya como um dos grandes nomes do Romantismo. A partir de 1790 consagrou-se a temas dramáticos, misturando o fantástico e o real.
Quem foi Almeida Júnior Quais suas principais obras por que ele é importante para o Brasil?
Ainda no final do Século XIX, quando as características acadêmicas predominavam na arte brasileira, Almeida Júnior foi o primeiro a pintar o homem do campo, seu ambiente, os costumes e o modo de vida interiorana. Caipira Picando fumo é considerada uma de suas pinturas mais importantes, e também a mais conhecida.
Quais as características de Almeida Júnior?
Almeida Júnior foi um dos pintores que mais bem assimilou o legado do Realismo francês de Gustave Courbet (1819-1877) e de Jean-François Millet (1814-1875), com quem teve aulas em Paris, tendo estabelecido uma ligação entre o verismo intimista e a rigidez formal do academicismo.
Qual era o apelido de Almeida Júnior?
Jujuquinha
Apesar de ser natural de Itu e ter vivido na cidade até os 19 anos, de seu apelido familiar do artista ser “Jujuquinha” (porque seu pai tinha sido o “Jujuca do tanque”) e ter viajado muito pelo interior paulista depois que voltou da Europa, Almeida Júnior não era um “matuto”, muito menos um tímido, um retraído, um …
Quais são as principais características das obras de Almeida Júnior?
Uma característica importante na obra do artista, é a pintura narrativa. Seus quadros retratam realisticamente, como era o dia-a-dia nas fazendas, nas cidades pequenas e dentro das casas daquele tempo, como na pintura que fez sob encomenda para o engenheiro Adolfo Augusto Pinto, que mostra sua família em casa .