O que é estatística descritiva e estatística indutiva?
A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Diferencia-se da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objectivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população.
O que é estatística descritiva e estatística inferencial dê exemplos?
A estatística descritiva envolve a organização, resumo e representação dos dados. Já na estatística inferencial estamos sempre interessados em utilizar as informações de uma amostra para chegar a conclusões sobre um grupo maior, ao qual não temos acesso.
Qual a definição de estatística descritiva?
A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
Qual o objetivo da estatística indutiva?
A Estatística Indutiva ou Inferência Estatística, baseando-se nos resulta- dos obtidos da análise de amostra de uma população, procura inferir ou estimar as leis de comportamento de toda a população.
Qual a principal função da estatística indutiva?
A Estatística indutiva é a parte da estatística que baseando-se em resultados obtidos da análise de uma amostra da população, procura inferir, induzir ou estimar as leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirada.
Qual a definição de estatística inferencial?
A estatística inferencial, o segundo tipo de procedimentos em estatística, preocupa-se com o raciocínio necessário para, a partir dos dados, se obter conclusões gerais. O seu objectivo é obter uma afirmação acerca de uma população com base numa amostra.
São exemplos de estatística inferencial?
Mexe a panela, retira um pouco com uma colher e prova. Depois tira uma conclusão sobre todo o conteúdo da panela sem, na verdade, ter provado tudo. Portanto, é possível ter uma idéia de como a sopa está sem ter que comer tudo. Isso é o que se faz em estatística inferencial.
Para que serve a estatística descritiva?
A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.
Qual o objetivo é o que é calculado na estatística descritiva?
A estatística descritiva é a etapa inicial da análise de dados e tem por objetivo descrever os dados observados. Na sua função de descrição dos dados, esta tem as seguintes atribuições: a obtenção, organização, redução e representação dos dados estatísticos de forma a auxiliar a descrição do fenômeno observado.
O que é estatística dedutiva e indutiva?
Estatística Dedutiva – é responsável pela coleta, organização e a descrição dos dados. Estatística Indutiva ou Inferencial – responsável pela análise e a interpretação desses dados.
Qual é a estatística indutiva?
Estatística Indutiva (ou Inferencial ), Estatística Matemática, Inferência Estatística ou Estatística Analítica: é o conjunto de técnicas, assentes na teoria das probabilidades, que permitem construir proposições de carácter probabilístico acerca da população, partindo da observação de alguns dos seus elementos (amostra) (Vairinhos, 1996).
Quais são estatísticas descritivas?
Estatísticas descritivas. Estatísticas descritivas fornecem um resumo conciso dos dados. Os dados podem ser resumidos de forma numérica ou gráfica. Por exemplo, o gerente de um restaurante fast-food registra os tempos de espera dos clientes durante o horário de almoço durante uma semana e sumariza os dados.
Qual a diferença entre a estatística inferencial e a indutiva?
Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população.
Quais são as estatísticas inferenciais?
Por exemplo, o gerente de um restaurante fast-food registra os tempos de espera dos clientes durante o horário de almoço durante uma semana e sumariza os dados. Estatísticas inferenciais usam uma amostra aleatória dos dados coletados de uma população para descrever e fazer inferências sobre a população.