Quais as principais pragas da cultura do maracujá no Brasil?
As lagartas atacam o pomar, em períodos secos do ano, de junho a agosto, principalmente as folhas novas.
- Pulgões. Os pulgões (Myzus persicae e Aphis gossypii) são pequenos insetos, de aparência delicada, que trazem sérios danos ao maracujazeiro.
- Percevejos.
- Lagartas.
Qual o melhor inseticida para Maracujá?
Fotos
Produto | Empresa | |
---|---|---|
Nomolt 150 | Nomolt 150 | Teflubenzurom |
Pirate | Pirate | Clorfenapir |
Rumo WG | Rumo WG | Indoxacarbe |
Thiobel 500 | Thiobel 500 | Cloridrato de cartape |
Como acabar com fungos do Maracujá?
Para a verrugose, o controle do fungo causador é feito com o uso de quebra-ventos associado à aplicação de fungicida preventivo à base de calda bordalesa ou oxicloreto de cobre, na dosagem recomendada pelo fabricante do produto e devidamente registrado para maracujá.
Como acabar com os percevejos do Maracujá?
O controle de percevejos pode ser feito com inseticidas, como indicado para as moscas-das-frutas. Em áreas pequenas, adote o ensacamento dos frutos ainda no início do desenvolvimento, prática eficiente no controle de insetos-pragas.
Como combater as pragas no maracujá?
Uma opção também é juntar 100 gramas de ramos e folhas de cravo-da-defunto picados com 100 mililitros de acetona. Após 24 horas de descanso, adicione à mistura 2 litros de álcool. Com 1 litro da solução em 10 litros de água, pulverize o maracujazeiro.
Como as abelhas podem se tornar uma praga na cultura do maracujá?
A presença de insetos pequenos, como a abelha doméstica e a Irapuá, conhecida também como Abelha-Cachorro, é prejudicial à polinização, pois estes insetos retiram néctar e grãos de pólen da flor do maracujazeiro, obrigando a mamangava a procurar outros plantios.
Qual melhor inseticida para tripés?
imidacloprid
O inseticida Provado (imidacloprid) foi o mais eficiente dentre os produtos testados. A depender da intensidade da infestação e da época do ano, o controle do tripes para níveis aceitáveis de convivência com a praga, pode requerer a adoção de medidas de controle a inter- valos menores que uma semana.
Como tratar doenças do Maracujá?
CONTROLE: Não se deve plantar em solos compactados, usar grades e deve-se evitar ferimentos na planta durante as operações de capina. Em caso de alguma lesão observada, raspar a área afetada e aplicar pasta bordalesa. Na hora de plantar, mergulhar as raízes até 20 cm acima do solo em uma solução de metalaxil.
Qual a principal doença do Maracujá?
RESUMO – Diversas doenças atacam o maracujazeiro azedo no Cerrado. A antracnose, cladosporiose ou verrugose, bacteriose, seca-das-ramas, podridão-de-raízes, nema- tóides e morte prematura são as mais importantes. Neste trabalho descrevem-se os principais sintomas e as principais medidas de controle dessas doenças.
O que o percevejo causa no maracujá?
Danos: As ninfas desses percevejos sugam seiva dos botões florais e frutos novos, enquanto que os adultos atacam também as folhas, ramos e frutos de qualquer idade. Os botões florais e frutos novos atacados geralmente caem, e os frutos mairoes tornam-se murchos e enrugados.
O que o percevejo faz no maracujá?
Os percevejos sugam a seiva de todas as partes da planta, ocasionando a queda de botões florais e de frutos novos e o murchamento de frutos mais desenvolvidos. Os percevejos depositam seus ovos na face inferior das folhas, em número de seis a nove.
Quais são as pragas que atacam o maracujá?
Começaremos pelas pragas.
- Pulgões. São pequenos insetos, cuja aparência é delicada e trazem sérios riscos ao maracujazeiro.
- Percevejos.
- Lagartas.
- Tombamento.
- Antracnose.
- Verrugose.
Quais são as principais pragas do maracujá?
provocados pelas principais pragas do maracujazeiro. Lagartas desfolhadoras (Lepidoptera: Nymphalidae) As lagartas desfolhadoras são as pragas mais comuns do maracujazeiro no Brasil, principalmente, durante o período seco do ano (OLIVEIRA, 1989). No entanto, as lagartas não são os insetos mais danosos ao cultivo de maracujá no Estado do Pará.
Como cuidar do maracujá?
Cultivo do maracujá, como qualquer outro, está sujeito ao ataque de pragas e doenças que representam grandes prejuízos ao produtor e diminuem a qualidade dos frutos e seu valor comercial. Por isso, é fundamental conhecer os agentes causadores destes problemas, a fim de atuar na sua prevenção e controle.
Quais são as principais doenças do maracujá?
Doenças causadas por bactérias e vírus são alguns dos principais problemas para a cultura do maracujá. Sendo assim, inspeções constantes devem ser feitas no pomar a fim de identificar os problemas e buscar uma forma de saná-los. Como essas pragas e doenças sempre trazem prejuízos aos produtores, faremos um mapeamento das principais delas.
Por que os fungos atacam maracujá?
Fonte: Balanço Geral Joinville. Fungos atacam as lavouras de maracujá de três formas: na sementeira, na parte aérea e no sistema radicular. No primeiro caso, provocam uma doença conhecida como tombamento ou mela, onde atuam antes da emergência das plântulas, impedindo a germinação das sementes, ou depois, gerando necrose e tombamento da planta.