O que e a cultura de massa?

O que é a cultura de massa?

Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.

O que é cultura de massa e exemplos?

Filmes, novelas, músicas, séries e estampas comerciais são exemplos desse tipo de cultura. Nesse sentido, a cultura de massa é uma espécie de propaganda daquilo que é vendido como padrão de vida, além de ser uma espécie de produto autônomo, que sustenta a lógica do consumo capitalista.

Quais são as principais características da cultura de massa?

A principal característica da cultura de massa é justamente a possibilidade de difusão em larga escala pelos meios de comunicação, algo muito novo quando de seu surgimento, entre os séculos XIX e XX.

São exemplos de cultura de massa?

Cultura de massa são todos os tipos de expressões culturais produzidos na Indústria Cultural, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível….Alguns exemplos da cultura de massa, são:

  • músicas,
  • filmes,
  • gêneros de dança,
  • séries de televisão,
  • revistas,
  • desenhos animados,
  • moda,
  • gastronomia.

O que é cultura de massa ou indústria cultural?

A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. A cultura de massas tem a propriedade de absorver os antagonismos e transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc., transformando-os em produtos para o consumo num mundo de consumidores livres.

Como a cultura de massa influência em nossa vida?

A influência direta da cultura de massa na vida das pessoas do campo ocorreu pela razão de que atualmente o sujeito do campo tem acesso aos meios de comunicação, e, portanto, mantém contato com a cultura de massa, internalizando os valores difundidos por essa cultura, como o consumismo.

O que é cultura erudita e dê exemplos?

Cultura erudita é aquela formada através de estudos, investigações teóricas e dados empíricos que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais elitizado, elaborado e crítico. As óperas, orquestras e concertos de músicas clássicas são alguns exemplos de produtos da cultura erudita.

Como a cultura de massa afeta sua vida?

A cultura de massas tem a propriedade de absorver os antagonismos e transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc., transformando-os em produtos para o consumo num mundo de consumidores livres.

O que é e quais são as principais características da cultura massa?

A cultura de massa é produto direto originado da Indústria Cultural. Ele abrange todo e qualquer tipo de expressão cultural produzido com o intuito de atingir grande parcela da população. Esse modo de atingir e estender ideias/conceitos de um produto denota o único objetivo: gerar comércio.

Quais as principais características da indústria cultural?

“A Indústria Cultural é aquela que utiliza como base a cultura de determinados polos do mundo para fabricar seus produtos. Contudo, ela também promove uma mudança no estilo de cultura dos indivíduos, promovendo, assim, um comportamento muitas vezes considerado massivo em uma perspectiva de consumismo exacerbado.

Quais exemplos de cultura?

Tipos e exemplos de cultura

  • Exemplos: música erudita, teatro, pintura acadêmica e gastronomia gourmet.
  • Exemplos: Carnaval, samba, folclore, catolicismo popular e comidas típicas.
  • Exemplos: futebol, pop, astrologia, Coca-Cola e McDonald’s.

O que é indústria cultural Cite exemplos?

Indústria cultural é o nome que se dá à produção e distribuição de itens de cultura com vistas à obtenção de lucro. São exemplos de produtos da indústria cultural filmes, programas de TV, telenovelas, campeonatos esportivos, shows musicais, programas de rádio, livros, discos etc.

Como se dá a cultura de massa?

Esse processo se dá a partir da inserção de produtos/ideias/conceitos industriais no âmbito da cultura e os esforços para que estes atinjam “em massa” a população com o único objetivo de gerar relações comerciais. A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.

Qual a origem do termo “cultura de massa”?

Os termos “cultura de massa” e “indústria cultural” foram cunhados pelos filósofos e sociólogos judeus alemães da Escola de Frankfurt: Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do esclarecimento.

Quem foi o primeiro a falar de uma cultura de massa?

Os filósofos e sociólogos alemães da Escola de Frankfurt (representantes da teoria crítica) Theodor Adorno e Max Horkheimer foram os primeiros a falar de uma cultura de massa. Para os teóricos, a indústria cultural foi um meio de propagar-se o capitalismo e os seus ideais via arte e cultura.

Por que a cultura de massa é diferente da cultura popular?

Vale lembrar que a cultura de massa é muito distinta da “cultura erudita” e da “cultura popular”. Entretanto, ela incorpora seus atributos, banalizando-os e esvaziando-os de seu conteúdo original. Isso porque ela valoriza somente os aspectos que caem no gosto da massa e possuem potencial para lucro.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top